Se você está passando por dificuldade com o sono do seu bebê, o primeiro passo é conhecer mais sobre o assunto e sobre a individualidade do seu bebê e família nesse processo. Aqui no Blog já temos um artigo falando um pouco de como funciona do sono do bebê, clique aqui para saber mais.
Fazer um diário de sono pode ajudar a monitorar os padrões de sono do bebê e identificar quaisquer problemas que possam estar afetando o sono dele. Por aqui, eu sempre recomendo esse registro para as minhas famílias assistidas no consultório. Aqui estão algumas dicas para fazer um diário de sono do bebê:
- Escolha um formato: Você pode optar por um diário de papel, bloco de notas ou usar um aplicativo de celular para registrar as informações. Escolha o formato que for mais conveniente para você. Dicas de apps: cuidados do bebê, huckleberry, babyzen, bebe conecta.
- Rotina do dia: horários que acorda e dorme, sonecas, horário do passeio, brincadeira, banho e alimentação, assim como quanto e o que come.
- Ambiente do sono: berço, cama compartilhada, cama Montessori, ninho, moisés/ quarto do pais, quarto próprio ou quarto compartilhado com irmãos; temperatura, luminosidade, barulho.
- Como dorme (hábitos): De que forma o bebê inicia o sono? No colo, diretamente no berço, primeiro no colo e passa para o berço dormindo, sendo ninado, com ruído. O que utiliza para adormecer? Pijama, cobertor, naninha, algum outro item.
- Como desperta: O que faz quando desperta? Chora, faz ruídos, fica brincando, tem algum incômodo (dificuldade para respirar, doença); O que é necessário para retomar o sono? Mamar, ninar, cantar, colocar na cama compartilhada;
- Anote outras informações relevantes: Registre quaisquer outros fatores que possam afetar o sono do bebê (desenvolvimento, doença, mudança de rotina)
- Atente para como você lida com o processo do sono: Como você lida com essa dificuldade do sono? Qual o seu grau de tolerância?
- Analise as informações: Após coletar informações por alguns dias ou semanas, analise os dados. Isso pode ajudar a identificar quaisquer ajustes que precisam ser feitos na rotina de sono do bebê para ajudá-lo a dormir melhor.
Lembre-se de que cada bebê é único e pode ter necessidades diferentes quando se trata de sono. O diário de sono pode ser uma ferramenta útil para ajudar a monitorar e entender as necessidades de sono do seu bebê. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o sono do seu bebê, converse com a pediatra para obter orientação personalizada.
Grande abraço!