O que é o muco?
O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa (revestimento interno) do intestino de qualquer pessoa saudável. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon.
O objetivo principal do muco é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação e fazendo uma proteção de barreira mecânica contra agentes infecciosos que precisam ligar-se a mucosa intestinal para ter uma ação patogênica. Afinal, como diria Newton, dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Se o muco tá no preenchendo o espaço, a bactéria não está.
Existem situações que o muco ser sinal de doença?
Sim. Durante um processo inflamatório, pode ter a quebra dessa barreira intestinal (lá onde o muco é produzido), resultando no aumento da produção de muco e extravasamento para o canal do intestino onde ele vai ser eliminado junto com as fezes e as vezes outros elementos patológicos como sangue e proteínas. Alguns exemplos de diarreias inflamatórias são: diarreias infecciosas (primeiro lugar do pódio) e algumas diarreias crônicas (enteropatia perdedora de proteína, gastroenterocolite alérgica, doença de chron, retocolite ulcerativa e doença celíaca).
E agora, muco nas fezes, mocinho ou vilão?
A resposta vai depender de uma avaliação mais completa. Pois a simples presença do muco nas fezes pode ser normal sim como vimos acima. E costuma ser mais facilmente visto no cocô do bebê pois as fezes são mais pastosas.
❌ Mas é claro que existem aqueles SINAIS DE ALARME que eu sempre falo por aqui que devemos procurar uma avaliação do gastropediatra, pois nesses casos, o muco nas fezes pode ser vilão:
-Alteração da consistência das fezes e padrão de hábito intestinal; (diarreia, urgência para evacuar, dor ao evacuar)
–Sangue nas fezes;
–Perda de peso ou dificuldade de ganho de peso e crescimento;
–Dor abdominal principalmente intensa e com despertar noturno
–Febre
-Lesões/assaduras/fissuras no ânus
Espero que tenham gostado do conteúdo.
Abraço,
Jéssica Figueiredo Dantas
Pediatria, Gastroenterologia e Hepatologia Infantil.
Saiba mais:
https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/diarreias/