O resfriado comum é uma doença respiratória comum em crianças, especialmente em idades escolares. Também conhecida como “virose respiratória”, afeta o nariz e a garganta e pode ser causada por mais de 200 tipos diferentes de vírus, veja a imagem abaixo. Bebês e crianças são afetados com mais frequência e apresentam sintomas mais prolongados do que os adultos.
Como existem tantos vírus que causam os sintomas do resfriado comum, as pessoas podem ter vários resfriados a cada ano e dezenas ao longo da vida. Crianças menores de seis anos têm uma média de seis a oito resfriados por ano (até um por mês, de setembro a abril), com sintomas que duram em média 14 dias. Crianças pequenas em creches parecem sofrer mais de resfriados do que crianças cuidadas em casa. Embora o resfriado comum possa ser uma doença incômoda, na maioria dos casos, é uma condição autolimitada e geralmente desaparece em cerca de uma semana.
Sintomas do resfriado comum em crianças
- Coriza (nariz escorrendo)
- Tosse
- Congestão nasal
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Febre baixa
Algumas crianças também podem experimentar dores no corpo, fadiga e falta de apetite.
Os sintomas de um resfriado geralmente são piores durante os primeiros 10 dias. No entanto, algumas crianças continuam com corrimento nasal, congestão e tosse por mais de 10 dias. Além disso, não é incomum que uma criança desenvolva um segundo resfriado à medida que os sintomas do primeiro resfriado desaparecem; isso pode fazer parecer que a criança está com um único resfriado que dura semanas ou até meses, especialmente durante o outono e o inverno. Isso não é motivo de preocupação, a menos que a criança tenha algum dos sintomas mais graves, discutidos abaixo.
Tratamento do resfriado comum em crianças
Não há cura para o resfriado comum, mas há várias coisas que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a se sentirem melhor enquanto o vírus percorre seu curso.
- Descanso: É importante que as crianças tenham tempo para descansar e recuperar sua energia durante o período de infecção.
- Hidratação: Beber muitos líquidos ajuda a manter o corpo hidratado e a diluir o muco nas vias respiratórias, o que pode tornar mais fácil a eliminação do muco.
- Medicamentos sem prescrição médica: Analgésicos como paracetamol podem ajudar a aliviar a dor de cabeça e a reduzir a febre. No entanto, é importante seguir as instruções do fabricante e não exceder a dose recomendada.
- Soluções nasais salinas: Essas soluções podem ajudar a aliviar a congestão nasal e a facilitar a respiração. Eles estão disponíveis sem receita médica em farmácias.
- Inalação de vapor: Colocar uma toalha úmida em torno do nariz e da boca da criança enquanto ela respira vapor quente pode ajudar a aliviar a congestão nasal. Certifique-se de que a água não esteja muito quente e sempre supervisione a criança durante a inalação.
- Evite medicamentos para tosse e resfriado: Em crianças menores de seis anos, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) não recomenda o uso de medicamentos para tosse e resfriado, pois esses medicamentos podem causar efeitos colaterais graves e não há evidências de que funcionem.
Prevenção do resfriado comum em crianças
A melhor maneira de prevenir o resfriado comum em crianças é minimizar a exposição a pessoas infectadas e manter um bom nível de higiene. Aqui estão algumas dicas importantes para prevenir a propagação do resfriado comum: