A APLV tem se tornado um problema cada vez mais comum na vida das crianças, principalmente, nos primeiros meses/anos de vida. Uma das principais dificuldades em lidar com esse diagnóstico é conhecer exatamente a (vasta) lista de alimentos e produtos que ficam restritos para não prejudicar a criança. Mas e aí, como saber se algum produto ou alimento tem presença de leite de vaca?
Atualmente, é obrigatória a declaração no rótulo dos alimentos de que há leite ou derivados. Eles estão após ou abaixo da lista de ingredientes, da seguinte forma:
ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE
ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE
ALÉRGICOS: PODE CONTER LEITE
ALÉRGICOS: PODE CONTER DERIVADOS DE LEITE
Qualquer produto e preparações que contem leite de vaca não podem
ser usados na alimentação da criança!
Como na prática, as vezes não é tão fácil assim, separei umas dicas pra quem lida com uma criança com APLV, vamos à lista:
- Não compre alimentos que não tenham a relação de todos os ingredientes na embalagem ou rótulo, a leitura dos rótulos das embalagens de qualquer produto usado na alimentação da criança é obrigatória.
- Durante a dieta isenta do leite de vaca e derivados, leite de outros animais como cabra, búfala ou ovelha não podem ser utilizados na alimentação.
- Procure identificar a presença do leite de vaca nos rótulos, encontrando a palavra leite ou termos relacionados ao leite de vaca.
- Cosméticos e medicamentos também podem conter traços de leite! Fique atento!
- Termos indicativos da presença de leite na composição do alimento: leite integral, leite desnatado, leite semidesnatado, leite em pó, soro do leite, traços do leite, formulação láctea, preparação láctea, laticínios, proteína do leite de vaca, fermento lácteo, caseína, caseínato, lactoalbumina, lactoglobulina.
- Alguns produtos que comumente contem leite: Margarinas, temperos prontos, alimentos processados como hambúrguer, salsicha, quibe, salame, almôndegas, carnes empanadas, sardinha em lata e atum em lata podem conter leite.
- Ingredientes que podem indicar a presença de leite: corante/saborizante caramelo, sabor de açucar mascavo, saborizantes naturais ou artificiais, aroma ou sabor natural de manteiga, creme de baunilha, creme de coco, nisina, cultura de ácido láctico.
- Derivados do leite (queijo, cream cheese, cottage, requeijão, iogurte, manteiga, creme de leite/nata e coalhada) Achocolatados, balas, biscoitos, bebidas (vitaminas de frutas, milkshakes), bolos, cereais matinais, chantilly, chicletes (RecaldentTM), chocolates, cremes, empanados, embutidos (salames, linguiças), engrossantes, flan, manjar, margarinas, molhos, pães, pudins, purês, sopas, sorvetes, torrone (nougat) e tortas.
- Produtos de confeitaria e panificação do tipo bolo, torta ou doces em geral contem leite e derivados. E os fatiados costumam ser cortados na mesma máquina que os queijos.
- Os fabricantes podem alterar a composição de seus produtos a qualquer momento, portanto SEMPRE leia os rótulos antes de comprar ou consumir. Em caso de dúvidas, ligue para o SAC do fabricante e eles te informarão se é seguro ou não consumí-lo.
- Se você mamãe faz essa dieta toda aqui e amamenta, você deve receber uma suplementação de cálcio e vitamina D para seus ossos não ficarem fracos.
- Tenha o contato do seu médico e o procure imediatamente em caso de reação adversa ao consumo de algum alimento com leite de vaca e/ou derivados para saber como proceder.
Ufa, que lista hein?
Lidar com uma alimentação com tantas restrições não é fácil, mas costuma ser por tempo limitado e fica mais fácil quando você tem uma boa rede de apoio para retirar as suas dúvidas e fazer as substituições adequadas na alimentação. Nunca faça nenhuma dieta com restrições por conta própria sem acompanhamento nutricional e médico, as consequências podem ser desastrosas.
Espero que o artigo tenha ajudado.
Se o seu filho (a) tem a suspeita ou diagnóstico de alergia a proteína do leite de vaca agende sua avaliação para um acompanhamento adequado.
Abraço,
Jéssica Figueiredo Dantas
Pediatria, Gastropediatria e Hepatologia Infantil.
CRM 185972
Referências:
Food Allergy Research & Education. Disponível em: https://www.foodallergy.org/common-allergens/milk-allergy
Saiba mais:
https://www.foodallergy.org/living-food-allergies/information-you/children-food-allergies
https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/doencas/alergia-ao-leite-de-vaca/